Histórico
O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável foi implementado originalmente em 2011 com o nome de Mestrado Profissional em Engenharia Sanitária e Saúde Pública.
A partir de 2012 foi sugerida e aprovada a mudança de sua denominação, abrangendo assim, outros temas e linhas de pesquisa, principalmente nas áreas de resíduos sólidos, energia e gestão, além daquelas já em desenvolvimento. A partir de 2012 foram selecionadas novas turmas de ingressantes e o interesse pelo Programa permanece elevado.
Os egressos do curso têm prestado uma inestimável contribuição ao estado, bem como a outras regiões do país, atuando em órgãos públicos, universidades e empresas privadas nas áreas afins.
Dentro dessa perspectiva, e verificadas as dificuldades de acesso por parte dos profissionais atuantes nas mais diversas áreas (público e privada) aos programas de pós-graduação strictu sensu que funcionam na modalidade acadêmica, em 2008 os docentes do DEA/UFES, muitos destes professores permanentes ao PPGEA, decidiram pela criação do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES) na modalidade Profissional.
Devido às características multidisciplinares, o curso foi lotado diretamente no Centro Tecnológico, dando a oportunidade de outros centros acadêmicos atuarem na formação do curso. Assim, o PPGES teve início em 2008 com a Portaria nº 458, de 10 de abril de 2008, do Ministério da Educação e foi criado com a intenção de capacitar os profissionais para atuarem em empresas públicas e privadas envolvidas com ações de saneamento ambiental, divulgando o conceito de produção limpa como alternativa para o equacionamento dos problemas de saúde pública e de preservação ambiental.
A turma selecionada ao final de 2010 teve início no primeiro semestre de 2011, quando o curso passou a funcionar de forma regular.
Desde sua criação, PPGES, inicialmente com 13 professores permanentes e 02 colaboradores, passou por diversas atividades para organização em seu Projeto de Desenvolvimento Institucional.
Hoje o PPGES conta com 14 Professores entre permanentes e colaboradores. O programa funciona no nível de Mestrado stricto sensu na modalidade Profissional e está estruturado em duas áreas de concentração, a saber: Saneamento Ambiental e Saúde Pública; e Gestão Sustentável e Energia.
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 170 mestres e conta com 42 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Período: 2014-2016
Coordenador: Renato Ribeiro Siman
Coordenadora Adjunta: Glicia Vieira dos Santos
Período: 2016-2018
Coordenadora: Carla César Martins Cunha
Coordenador Adjunto: Daniel Rigo
Período: 2018 - 2020
Coordenador: Alvim Borges da Silva Filho
Coordenador Adjunto: Edumar Ramos Cabral Coelho
Período: 2021 - 2023
Coordenador: Ednilson Silva Felipe
Coordenador Adjunto: Daniel Rigo
Período: 2024 - 2026
Coordenador: Alvim Borges da Silva Filho
Coordenador Adjunto: Gilton Luís Ferreira
Histórico do conceito CAPES do programa:
Período de Avaliação: . . . . . . .Conceito:
2013-2016. . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)