Acessibilidade arquitetônica no campus de Goiabeiras Centro Tecnológico/UFES
Resumo: A acessibilidade trata tanto de aspectos físicos/arquitetônicos quanto atitudinais e de comunicação, sendo classificada em setes dimensões: atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental, comunicacional, nos transportes e meio digital (Manual de Acessibilidade da UFES).
A acessibilidade arquitetônica diz respeito às condições do espaço físico para garantir seu uso por todo tipo de pessoa. No Brasil existe legislação específica sobre acessibilidade de edifícios e sinalização de espaços de uso público. A NBR 9050 foi criada na década de 80 e define acessibilidade como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação... por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida (ABNT-NBR 9050, 2020, p. 2).
A UFES possui desde 2011 um setor responsável por promover ações de acessibilidade, o NAUFES, que a partir de 2023 passou a integrar a Secretaria de Inclusão Acadêmica e da Acessibilidade (SIAC), que visa desenvolver propostas de adaptação das instalações físicas, incluindo sinalização, além de outras iniciativas de tecnologia e mudanças atitudinais.
Essa pesquisa busca contribuir com essa iniciativa da UFES, e se propõe a analisar a acessibilidade arquitetônica no Centro Tecnológico do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
A metodologia a ser utilizada consiste de: 1. Revisão de literatura sobre acessibilidade em edifícios públicos de ensino; 2. Estudos de caso sobre experiências bem-sucedidas em instituições de ensino e 3. Análise crítica do Plano de Acessibilidade da UFES, desenvolvido em 2018; 4. Levantamento e diagnóstico das edificações e espaços comuns do Centro Tecnológico, de forma a atualizar o Plano de Acessibilidade da UFES.; e 5. Desenvolvimento de propostas projetuais para estes espaços.
Essa pesquisa pretende contar com a participação, além dos membros da Comissão de Acessibilidade do Centro Tecnológico, de professores e estudantes da graduação e Pós-graduação, contribuindo assim tanto com o diagnóstico e propostas de projeto quanto com a mudança atitudinal, ao dar visibilidade e divulgação ao tema entre discentes e docentes.
Data de início: 10/04/2024
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | MARTINA RAPHAEL GAVA |
Coordenador | KARLA DO CARMO CASER |