AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS E DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DA BACIA DO CANAL DO CONGO – VILA VELHA/ES

Nome: ALESSANDRO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/04/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL RIGO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL RIGO Orientador
JOSÉ TADEU BALBO Examinador Externo
RICARDO FRANCI GONÇALVES Examinador Interno

Resumo: O processo de urbanização provoca o aumento do escoamento superficial, causando inundações urbanas, que por sua vez, causam transtornos e prejuízo à população. Assim, é necessário a adoção de medidas de controle que visam minimizar estes impactos. A adoção de sistemas clássicos de drenagem em meios urbanos tem se mostrado limitados na gestão de águas pluviais, pois na maioria das vezes, estes sistemas apenas transferem o problema para jusante. Isso provocou o crescimento de novas abordagens para o controle de águas de chuva em ambientes urbanos como os Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentáveis (SUDS), que descrevem técnicas usadas para drenar águas pluviais de maneira, indiscutivelmente, mais sustentável do que as soluções convencionais. Dentre essas técnicas estão os pavimentos permeáveis que, por definição, facilitam a infiltração de águas pluviais diminuindo o escoamento superficial. O uso de métodos que quantificam o escoamento superficial
e o processo de infiltração, como o Método Racional e Método Soil Conservation
Service-CN e a Fórmula Horton, requerem parâmetros específicos dos pavimentos permeáveis ao projetá-los em SUDS. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar experimentalmente o desempenho hidráulico dos pavimentos permeáveis de blocos concreto intertravados e projetar o uso destes em um SUDS. Dentre os resultados, o pavimento de bloco de concreto intertravado do tipo poroso não gerou escoamento superficial em nenhuma chuva simulada, o pavimento de bloco de concreto intertravado do tipo convencional apresentou resultados próximos aos de pavimentos impermeáveis e o pavimento de bloco de concreto intertravado com junta alargada apresentou bons resultados como técnica compensatória, apesar de gerar escoamento superficial. No dimensionamento de um sistema de drenagem urbana sustentável, o uso dos pavimentos permeáveis apresentou redução significativa da vazão de pico, do volume de escoamento e retardo no tempo da vazão de pico. Conclui-se que, os pavimentos permeáveis são eficientes técnicas compensatórias, sendo estes altamente recomendados como dispositivos de SUDS pois fazem com que o impacto da urbanização no ciclo hidrológico urbano seja minimizado.

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