Análise do Emprego de Sistemas de Drenagem Sustentável em Retroárea Portuária
Nome: REGIOVILSON ANGELO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/11/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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DANIEL RIGO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DANIEL RIGO | Orientador |
EDUMAR RAMOS CABRAL COELHO | Examinador Interno |
JOSÉ ANTÔNIO TOSTA DOS REIS | Examinador Externo |
Resumo: O estudo tratou do processo de urbanização de bacias hidrográficas por influência da implantação de um porto e sua retroárea e o impacto da urbanização no uso e ocupação do solo e consequente influência no fluxo de escoamento das bacias. Para amortecimento do crescimento das vazões foram utilizadas técnicas compensatórias de drenagem: pavimento permeável e reservatório de detenção com barragem de terra. Os períodos de retorno considerados foram de 15 e 25 anos, considerando as bacias em situação atual, totalmente urbanizadas e parcialmente urbanizadas. Após as simulações hidrológicas, foram analisadas economicamente as técnicas compensatórias de drenagem considerando a bacia toda urbanizada. Os resultados obtidos demonstraram o crescimento do Curve Number (CN) a partir do processo de urbanização das bacias e demonstraram a eficiência dos sistemas de drenagem, reduzindo entre 30 a 50% do fluxo do escoamento quando comparados com o fluxo de escoamento com urbanização não contemplando as técnicas compensatórias. A análise econômica demonstrou que a utilização da barragem de terra como reservatório de detenção associado ao pavimento tradicional possui um custo menor comparado ao custo de implantação do pavimento permeável, devido principalmente as características físicas das bacias. Evidenciou-se também a participação nos custos quanto a origem: Público e Privado.