CONSERVAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL – ESTUDO DE CASO

Nome: CLAUDILENE MILENE BATISTA NÓBREGA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RICARDO FRANCI GONÇALVES Co-orientador
ROSANE HEIN DE CAMPOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUMAR RAMOS CABRAL COELHO Examinador Interno
MARIANGELA DUTRA DE OLIVEIRA Examinador Externo
RICARDO FRANCI GONÇALVES Coorientador
ROSANE HEIN DE CAMPOS Orientador

Resumo: De modo geral, a escola deve ter papel de destaque na formação de cidadãos
quanto ao uso sustentável da água, visando a redução de seu consumo, haja
vista que as tendências de demanda de água potável para uma população
mundial em crescimento e em urbanização geram sérias preocupações. Nesse
contexto, este trabalho contém um estudo de caso realizado em uma escola
municipal de ensino fundamental do município de Vitória-ES, objetivando a
conservação de água, com ênfase na implementação de um programa de
educação ambiental. A metodologia empregada consistiu no monitoramento
setorizado do consumo de água a partir da instalação de hidrômetros nos
principais pontos de uso desse recurso por um período de dezessete meses,
entre junho/17 e outubro/18, com análise do Balanço Hídrico Reconciliado da
edificação, além do cálculo de indicadores de consumo, como do Indicador de
Consumo por Aluno de 14,52 L/dia/aluno, por exemplo. Ademais, o programa de
educação ambiental foi desenvolvido com a equipe pedagógica da escola, no qual
os resultados mostraram que houve redução do consumo de água potável na
edificação, após a inserção da educação ambiental no cotidiano dos alunos.
Entretanto, ficou evidenciado que o programa não conseguiu a sensibilização
devida de parte dos funcionários da escola, a julgar pelo aumento do consumo
médio na cozinha e área de serviços, como também pôde ser observado que no
último mês de comparação (outubro) o percentual de redução de 15,23% se
apresentou bem menor que a ordem de grandeza dos meses anteriores (julho,
agosto e setembro) de 39,89%, 64,36% e 40,54%, respectivamente, podendo
indicar, de forma genérica, a perda gradativa do engajamento das pessoas no
projeto. Vislumbrou-se, ainda, a necessidade de haver cursos de capacitação e
formação continuada sobre a temática ambiental para professores de educação
infantil e fundamental, salientando-se a importância do papel da escola em inserir
tal temática no cotidiano escolar com projetos voltados à educação ambiental, os
quais são de essencial importância para o desenvolvimento e formação da
consciência do aluno em preservar o meio ambiente

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