PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UFES SOBRE OCORRÊNCIA DE PLÁGIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS

Nome: LAIS GUIZELINI DA PAZ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/11/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Examinador Interno
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Examinador Externo
GLICIA VIEIRA DOS SANTOS Orientador

Resumo: Esta dissertação apresenta as percepções dos alunos do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sobre a ocorrência de plágio em trabalhos acadêmicos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário online aos mestrandos regularmente matriculados no curso de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da UFES. Em seguida, foram realizadas entrevistas com aproximadamente 10% dos alunos matriculados no mestrado (nove alunos). Após a coleta de dados alcançados por meio de questionários e entrevistas, foram analisadas e interpretadas as informações obtidas, sendo apresentadas as percepções dos alunos de mestrado sobre a prática de plágio em trabalhos acadêmicos. A pesquisa permitiu concluir que os mestrandos do PPGES apresentam noções superficiais sobre plágio, não sabendo, muitas vezes, identificar situações que configuram o plágio. Além disso, viu-se que há uma carência de orientação metodológica aos mestrandos por parte da Universidade. Os resultados desta pesquisa poderão ser úteis para o planejamento de estratégias institucionais voltadas para a prevenção de plágio acadêmico tanto no mestrado de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável como nos demais Programas de Pós-Graduação da UFES.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910