PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UFES SOBRE OCORRÊNCIA DE PLÁGIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Nome: LAIS GUIZELINI DA PAZ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/11/2018
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS | Examinador Interno |
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA | Examinador Externo |
GLICIA VIEIRA DOS SANTOS | Orientador |
Resumo: Esta dissertação apresenta as percepções dos alunos do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sobre a ocorrência de plágio em trabalhos acadêmicos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário online aos mestrandos regularmente matriculados no curso de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da UFES. Em seguida, foram realizadas entrevistas com aproximadamente 10% dos alunos matriculados no mestrado (nove alunos). Após a coleta de dados alcançados por meio de questionários e entrevistas, foram analisadas e interpretadas as informações obtidas, sendo apresentadas as percepções dos alunos de mestrado sobre a prática de plágio em trabalhos acadêmicos. A pesquisa permitiu concluir que os mestrandos do PPGES apresentam noções superficiais sobre plágio, não sabendo, muitas vezes, identificar situações que configuram o plágio. Além disso, viu-se que há uma carência de orientação metodológica aos mestrandos por parte da Universidade. Os resultados desta pesquisa poderão ser úteis para o planejamento de estratégias institucionais voltadas para a prevenção de plágio acadêmico tanto no mestrado de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável como nos demais Programas de Pós-Graduação da UFES.