Outras
Em 2009, o grupo de pesquisadores do Departamento de Engenharia Ambiental (UFES) recebeu 940 mil reais no âmbito do EDITAL CT-INFRA FINEP, para ampliação de infraestrutura física dos laboratórios (460m2 adicionais) e incremento da estrutura laboratorial de análises físico-químicas, incluindo um novo e mais moderno Cromatógrafo Gasoso-MS, um Desorvedor Térmico para análise de Compostos Orgânicos Voláteis, um Cromatógrafo Gasoso-FID para quantificação de compostos odorantes de enxofre, Gerador de H2 e um conjunto de balanças de alta precisão para pesagem de filtros de amostragem de partículas na atmosfera. Estes equipamentos também estão à disposição dos alunos e pesquisadores do PPGES, pois os mesmos são comuns aos programas de pós graduação acadêmico e profissional.
Também encontra-se em andamento o projeto de construção do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do ES (CPID-ES), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA) e FINEP. No valor total de 12 milhões de reais, incluindo a construção dos seguintes laboratórios:
- Laboratório para Analise Físico-Química de Amostras Ambientais (250 m2), no valor aproximado de 2,5 milhões de reais (sob coordenação do professor permanente do PPGES Dr. Sérvio Tulio Cassini).
- Em 2010 foi instalado o equipamento de avaliação de Ecotoxicidade por meio do Projeto FAPES/UFES "Desenvolvimento de processo simplificado de avaliação de microcistinas" e o equipamento PCR Real Time por meio do projeto CNPq UNIVERSAL 2009/2011, que permitirão a realização de análises mais acuradas de amostras ambientais.
O PPGES/UFES mantem acordo de Cooperação nº 11/2013 celebrado entre a UFES e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES) que tem por objetivo promover o desenvolvimento conjunto de ações que permitam aos município capixabas, por meio da UFES, elaboraram os Planos Municipais de Saneamento Básico PMSB (Lei Federal 11.445/2007), e os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos PGIRS (Lei Federal 12.305/2010) dentre outras ações que venham trazer benefícios diretos a população dos municípios do Estado, sendo tais ações, no que se refere à UFES, enquadradas nas atividades de extensão universitária. Processo nº 23068.018706/2013-71. Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a UFES e a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), com interveniência do Instituo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e da Agência Estadual de e Recursos Hídricos (AGERH) que tem por objeto a colaboração mútua entre as partes para o desenvolvimento técnico e científico do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), e a pesquisa técnica e científica, por meio de estudos, pesquisas, programas e atividades, relacionados às políticas públicas de meio ambiente, recursos hídricos, ordenamento territorial e marinho, educação ambiental, qualidade do ar, relação com a sociedade, dentre outros, além da capacitação da equipe técnica e apoio na normatização de procedimentos relacionados às atividades técnicas e operacionais do SISEMA. Processo nº 65739400.
Além desses, podem ser citados os convênios/parcerias com as seguintes instituições públicas no Brasil: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS UFG, Universidade de Brasília UnB, CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO FAE, PR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UFC, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ UFPA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN.