Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água

Resumo: A utilização de recursos naturais pelos sistemas de abastecimento público de água e o grande volume de água perdido nos sistemas (principalmente rede de distribuição) e a ausência de padronização dos indicadores motivam o desenvolvimento de pesquisas que colaborem na solução desse grave problema nos Sistemas Públicos de Abastecimento de Água no Brasil. Nos Planos de Saneamento Básico Municipais existe uma exigência de redução nas perdas nos Sistemas Públicos de Abastecimento de Água uma vez que grandes perdas impactam no uso dos recursos hídricos. O cálculo das perdas permite avaliar a eficiência do sistema do ponto de vista gerencial econômico e de sustentabilidade ambiental.
A quantidade de água perdida, expressa por meio de indicadores, é um importante elemento na avaliação da eficiência dos serviços de abastecimento de água. Contudo, quando não há uniformidade na linguagem utilizada para os indicadores, esta importante ferramenta perde a credibilidade. A Associação Internacional de Água (IWA) no final da década de 90 lançou as bases para a padronização dos indicadores de desempenho para serviços de abastecimento de água. O padrão de indicadores da IWA foi bem sucedido, sendo adotado por diversos países.
No Brasil ainda não existe o padrão nacional consolidado dos indicadores de perda e, por conseguinte, uma grande diversidade de indicadores é utilizada pelas entidades gestoras do setor de abastecimento de água.
Pesquisas na área de controle de perdas são necessárias pois impactam os recursos hídricos exigindo ações estratégicas sobre o gerenciamento de perdas.

Data de início: 01/03/2020
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador EDUMAR RAMOS CABRAL COELHO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910